segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil.


  
Saiu no BoletIN, Informativo do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde - Lappis:
"Qua, 10 de Agosto de 2011 13:24

Uma Agenda para a Saúde.
       Na última sexta-feira, dia 5, o ministro Alexandre Padilha recebeu das mãos de representantes da Abrasco, do Cebes e da Fiocruz uma publicação que pretende dar conta de cinco diretrizes importantes para o SUS. Trata-se da Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil, documento que reflete o pensamento de diversas instituições comprometidas com o debate em torno da saúde como um bem coletivo.

        Elaborado pela Abrasco e pelo Cebes, em parceria com outras instituições, a Agenda define os cinco pontos estratégicos para efetivação das diretrizes do SUS. 1) Saúde, meio ambiente, crescimento econômico e desenvolvimento socail; 2) Garantia de acesso a serviço de saúde de qualidade; 3) Investimentos: superar a insuficiência e a ineficiência; 4) Institucionalização e gestão do Sistema de Serviços de Saúde; e 5) Complexo Econômico e Industrial da Saúde.

        Como diz o documento, em 22 anos, o Sistema Único de Saúde avançou, o atendimento público se estendeu para todo o território nacional e, em muitas áreas, obteve-se um padrão de excelência impensável para outros tempos. Mas é necessário reconhecer certas dificuldades que ameaçam a manutenção das conquistas e impedem a efetivação dos princípios e diretrizes do SUS. A Agenda surge justamente como uma contribuição de entidades integrantes da sociedade civil para contribuir com o avanço do Sistema Único de Saúde. O Lappis comemora a iniciativa."

A Atenção Básica precisa conferir, não é?

Abraços,

Ana Cristina Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário